São Frei Galvão (Antonio Galvão de França) – Histórico
Dados Biográficos
FREI GALVÃO nasceu em 1739, em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, Brasil.
11 de Julho de 1762 – Ordenado sacerdote no Rio de Janeiro;
1774 – Fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz das Irmãs Concepcionistas, conhecido como Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo;
23 de dezembro de 1822 – Frei Galvão adormeceu santamente no Senhor, no Mosteiro da Luz em São Paulo;
25 de outubro de 1998 – Beatificado em Roma pelo Papa João Paulo II;
11 de maio de 2007 – Canonizado em São Paulo. pelo Papa Bento XVI.
Família
Seus pais, Antônio Galvão de França e Isabel Leite Barros, deram aos seus 11 filhos profunda educação religiosa, exemplo de integral vida cristã e amor aos pobres.
Estudos e Formação

Colégio dos Jesuíta, em Belém-Bahia,onde Frei Galvão estudou seus primeiros anos, fonte: Wikipedia
Com 13 anos de idade, em 1752, foi enviado pelo pai para o Seminário de Belém, na Vila de Cachoeira dos Padres Jesuítas, na Bahia, a fim de ter formação humana e cultural sólida, onde lá permaneceu até 1756.
No dia 15 de Abril de 1760, ingressou no noviciado do Convento de São Boaventura, Vila de Macacu, no Rio de Janeiro.
No dia 16 de Abril de 1761, fez a profissão solene e o juramento, segundo o uso dos Franciscanos, de empenhar-se na defesa da doutrina sobre a Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
Com 23 anos de idade, em 11 de julho de 1762, é ordenado sacerdote, no Rio de Janeiro, celebrando sua primeira missa na Igreja de Santo Antônio em Guaratinguetá.
Frei Galvão foi profundamente marcado pela formação franciscana e devoção a Maria, cuja dimensão nos é revelada pela sua consagração à Imaculada Virgem Maria como “filho e escravo perpétuo” , assinada com o próprio sangue, em 09 de novembro de 1766.
Missionário
Em 1768, foi nomeado Pregador, Confessor e Porteiro do Convento de São Francisco de São Paulo e, logo em seguida, Confessor do “Recolhimento de Santa Tereza”
Fundou em 1774, o “Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Luz da Divina Providência”, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz das Irmãs Concepcionistas, conhecido como Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo.
Nos anos de 1776-1780 e 1792-1793, Frei Galvão foi Comissário da Ordem Terceira Franciscana de São Paulo.
Em 1802, Frei Galvão recebeu o privilégio de Definidor, pela solicitação do Provincial feita do Cardeal Pacca, Núncio Apostólico em Lisboa, Portugal, alegando que Frei Galvão é “ um religioso que, por costumes e por exemplaríssima vida, serve de honra e de consolação a todos os irmãos, e todo o Povo daquela Capitania de São Paulo, Senado da Câmara e o mesmo Bispo Diocesano o respeitam como um varão santo”.
Em 1807, recebeu o cargo de Visitador Geral e Presidente do Capítulo de 1808, cargos este que teve que renunciar devido seu estado de saúde abalado.
Falecimento

Túmulo de São Frei Galvão – Localizado na Capela do Mosteiro da Luz – SP