Pílulas de Frei Galvão
Certo dia um moço, que se debatia com fortes dores provocadas por cálculos renais, pediu a Frei Galvão que o abençoasse para ficar livre da dor.Frei Galvão, lembrando-se do poder de intercessão da Santíssima Virgem, escreveu em um papelzinho o verso do breviário: “Post partum Virgo inviolata permansisti, Dei Gentitrix Intercede pro nobis” e mandou ao moço ingerir o papelzinho feito, em forma de pílulas. O moço o fez, confiando em Nossa Senhora e expeliu os cálculos sem dificuldade.Caso semelhante se deu: Frei Galvão foi procurado por um senhor, pedindo ajuda para sua mulher que se achava em grave trabalho de parto e com perigo de vida.Frei Galvão se lembrou do caso do moço curado dos cálculos e deu novamente a este senhor as pílulas de papel com os mesmos dizeres (Depois do parto, ó Virgem, permanecestes inviolável, ó mãe de Deus, intercedei por nós).Depois de ter ingeridos as pílulas, a mulher deu à luz sem dificuldades ou quaisquer problemas.Esta foi a origem das pílulas.
Desde então, as pílulas tem sido muito procuradas por devotos de Frei Galvão. O Mosteiro da Luz, através das Irmãs Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, conforme as orientações de Frei Galvão, confeccionam as pílulas e distribuem gratuitamente para as pessoas que têm confiança na intercessão de Frei Galvão.
DEVIDO A PROCURA SER GRANDE POR ESSE PAPELZINHO COM A ANTÍFONA DE NOSSA SENHORA FREI GALVÃO SE VIU MUITO OCUPADO, SEM TEMPO PARA ATENDER AO POVO, FOI ENTÃO QUE ELE CONFIOU O SEU TRABALHO ÀS Irmãs, SENDO QUE SERIA PASSADO DE IRMÃ PARA IRMÃ, COMO UMA TRADIÇÃO FAMILIAR, COMO FREI GALVÃO CONFIOU ÀS IRMÃS ESSE TRABALHO, O MESMO DEVERÁ CONTINUAR SOMENTE FEITO POR ELAS, A MISSÃO FOI ENTREGUE A ELAS POR FREI GALVÃO. TUDO TEM QUE SER FEITO NO ESPÍRITO DE ORAÇÃO E DENTRO DO MOSTEIRO PARA NÃO PERDER A ESSENCIA, A ESPIRITUALIDADE DAS PÍLULAS.
As Pílulas de Frei Galvão não são remédio como os da farmácia. São, sim, remédio para a alma e o corpo para todo o fiel cristão que tem fé. Importante, também, interceder pelos medicos que cuidam da saúde dos que buscam a intercessão de Frei Galvão.
[Pe. José Arnaldo – Capelão do Mosteiro da Luz]